Construindo sua Marca Pessoal 2.0



Com o mercado de trabalho se fechando a cada dia que passa, ser criativo se torna um diferencial a seu favor.

Como já mencionei em “ Como Elaborar seu Currículo “, muitas empresas estão se valendo das redes sociais para avaliar o perfil do candidato e nesse momento, é que entra sua Marca Pessoal, o que no mercado de trabalho chamam de Marca Pessoal 2.0.

Da-se esse nome de 2.0 por ser sua marca digital, sua marca na internet.

Segundo o Portal de empregos Infojobs, 1 em cada 3 candidatos no processos de seleção de pessoas, é descartado pela imagem projetada nas redes sociais.

Isso porque com as redes sociais, eles conseguem avaliar melhor o perfil do candidato, além do currículo de papel.

E como construir sua marca pessoal 2.0 de modo adequado?

Basicamente se trata de deixar claro quem você é, o que faz, o que pode fazer de melhor na sua área de atuação e transmitir isso de maneira visível e dinâmica, através das redes sociais.

Suas redes sociais devem ser atrativas e eficazes, com conteúdo, que diga algo sobre você e não só descreva situações. Quanto mais moderna e inovadora, mais impacto causará.

Vamos a 4 passos para você criar sua Marca Pessoal 2.0



Passo 1
O que você quer oferecer?

Para começar, se faça as seguintes perguntas:
Quem sou eu?

Qual direção quero tomar?

Qual o publico que quero alcançar?

Onde quero chegar?

Tendo essas respostas, comece a elaborar o seu perfil, sem se esquecer da autenticidade, sem isso sua marca não se sustentará.

Tenha objetivos claros, transmita ideias claras e concretas, mas não se esqueça que isso não é um personagem, seja sempre você mesmo.

Passo 2
Meu Perfil na WEB

Tenha um blog ou um site pessoal, para poder expor suas ideias, isso valoriza muito seu currículo, mas cuidado, não se utilize CTRL+C - CTRL+V , a menos que você expresse sua opinião no decorrer da matéria ou faça uma conclusão do assunto abordado.

Não se esqueça de deixar o link de seu blog ou site em suas redes sociais, isso irá ajudar na visualização da sua Marca e mais pessoas terão conhecimento de suas ideias.

Passo 3
Qual Plataforma Escolher

Tenha várias redes sociais e seja ativo nelas.

Você pode escolher a que te representa melhor para desenvolver suas ideias e usar as outras para divulgar.

Tenha cuidado com o conteúdo postado nelas, você está criando uma marca pessoal, então você deve seguir um padrão de conteúdo. Claro que você não será 24 horas o profissional, mais não seja contraditório, em uma demonstrando apoio a uma causa e na outra satirizando a mesma causa.

Passo 4
Nasce a Marca Pessoal

A Marca Pessoal 2.0 nasce, cresce e se desenrola, e para não morrer, você vai ter que investir nela esforço constante..

Mante-lá sempre ativa, alimentando-a com postagens regulares.

Não há nada pior que você entrar em um blog ou site, e ver que sua última postagem foi há um mês atrás.

Para saber se você está no caminho certo, avalie se está alcançando seu objetivo e se sua imagem está passando o que você quer e alcançando as pessoas. Você consegue saber através do número de visualizações, comentários positivos ou negativos, número de seguidores...

Você obtêm esses dados através das ferramentas que os próprios sites disponibilizam, como o Analitcs por exemplo, que é uma ferramenta do Google.

4 Regras de Ouro

1- Utilize sempre o mesmo nome em todas as redes sociais- faça-se presente nelas. Quanto mais pessoas virem sua marca, mais repercussão você terá.

2- Interaja a todo o momento- é importante responder as mensagens, expressar sua opinião, ser ativo nas redes sociais.

3- Ter uma presença regular- reserve um horário do dia para as redes sociais. Não adianta você passar um dia inteiro num dia e depois ficar uma semana sem entrar. Se organize para poder estar todos os dias, nem que seja só alguns minutos ou horas, mais marque presença, interaja com seu público e deixe sua opinião nas postagens de seus amigos também, é uma maneira de verem que você está ativo.

4- Conselhos Óbvios – nada de insultos , brigas, palavrões e xingamentos, se tiver um comentário negativo, aja com tolerância e nada de erros de ortografia . Nada prejudica mais uma imagem que textos mal escritos e com vários erros de português.

Agora que você já sabe como criar uma Marca Pessoal 2.0, é só traças as metas, arregaçar as mangas e coloca-las em prática.

Boa Sorte!

Fonte de pesquisa: Revista Telva edição de Maio de 2015 páginas -165 e 166
 Site : www.infojobs.com.br/




Comentários

  1. branding e imagem pessoal é muito importante para obter obras novas e excelentes.
    criar um bom portfólio, criar sua marca pessoal e ser conhecido, é uma das primeiras coisas que você deve fazer profissional

    ResponderExcluir

Postar um comentário