O Marketing Mudou


Vou começar esse artigo dando a definição de Marketing - estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.


Definição feita, é hora de pensar como aplicar esse conceito em nossos projetos, seja ele qual for.

Toda vez que resolvemos fazer algo e precisamos divulga-lo, seja um produto ou uma ideia nos utilizamos do Marketing.

Não podemos nos basear no marketing de outro produto, pois cada produto e cada seguimento tem seu público alvo e sua característica. Podemos ter uma base, estudar o mercado e traçar o plano de ação, isso não mudou.

O que mudou foram os consumidores, como eles compram.

Antes nós vendíamos a ideia e na maioria das vezes eles compravam sem questionar, hoje não é mais assim.

Se você pretende abrir seu negócio, ou vender uma ideia, vou deixar aqui embaixo uma matéria bem interessante do site Administradores .com.

Nunca se esqueça, um bom Marketing é sempre seguido de boas pesquisas.

Abraços 

Priscila Benedetti,




O que era esse Marketing do passado?

O marketing era uma via de mão única. A jornada de compra seguia um processo simplificado. A empresa anunciava, geralmente através de grandes mídias de massa, o público via aquela mensagem sem poder interagir e, assim, comprava (ou não) o produto no ponto de venda mais próximo. Quanto maior a verba em publicidade, maior era a quantidade de pessoas impactadas pela marca. 

Além disso, geralmente as campanhas tinham o intuito exclusivamente em vender o produto/serviço, criar naquele momento o desejo de compra, claro, aliada a criatividade. Não era difícil também que o marketing, a publicidade, o setor de vendas e o de Relações Públicas trabalhassem separados, muitas vezes, em conflito até por ações e estratégias não comunicadas. 

E por que o antigo Marketing morreu?

Gostaria que pensasse em seu processo de compra. Por exemplo, quando você vai trocar de celular ou até mesmo de carro. O que você faz? Não continue a leitura agora, pare realmente um minuto e pense.

Se você faz parte da grande maioria dos brasileiros, possivelmente, indicou que olha pela internet suas especificações, faz comparações de preços ou de modelos nos sites, verifica opinião de outros consumidores (de amigos ou em sites especializados). Ou seja, você passa a ser um consumidor muito mais ativo, engajado do que aquele do passado. A nossa revolução digital transformou a nossa jornada de compra, deixando nós - como consumidores - muito mais munidos de conhecimento sobre cada produto e serviço.

Uma pesquisa da consultoria TNS Research International - nem tão recente assim - de 2010, indicou que mais de 90% das pessoas pesquisam na internet na hora de fazer uma compra. Imagine hoje! Inclusive, não é muito anormal os consumidores chegarem na loja sabendo mais especificações e detalhes do produto que o próprio vendedor. Vivemos a era da informação.

E hoje?

Pare mais um minuto e comece a analisar novamente o seu comportamento de compra. Das marcas que você gosta e está habitualmente a consumir. Por que você as consome? Por que você assina determinado serviço?

Qualidade? Corresponde à sua necessidade? Você gosta da marca e a forma como ela interage com você? Tudo isso junto? Então, uma das importantes questões que empresas e marcas estão percebendo é que além da qualidade, desenvolver um relacionamento com seu público faz com que você fidelize e conquiste mais o seu público.

Em um futuro próximo vamos nos aprofundar sobre estratégias (em outro artigo), mas só para adiantar, hoje, as pessoas que estão tendo os melhores resultados através do Marketing Digital são aquelas que geram esse relacionamento. Como? Primeiramente oferecendo conteúdo gratuito de qualidade (gerando atenção), assim já é possível conseguir os dados principais do consumidor (nome, e-mail, telefone), depois mais conteúdo de qualidade e geração de empatia e interesse.

Quando o consumidor nota, já está envolvido com a marca, com o serviço e a proposta vem através de uma oferta matadora que acabam adquirindo. Envolvimento, relacionamento, experiência, e claro, qualidade e oferta que resolva o problema do consumidor. Esses são os caminhos que tem feito muita gente ganhar grana utilizando a internet ao seu favor. Advogados de marca: A WorldSense te ensina como conquistar os seus com branding Patrocinado 

Outra diferença? Esqueça o Marketing de Massa. Os melhores resultados aparecem quando você foca realmente em um público que tem interesse. Quando você encontra seu nicho, conversa com o cliente (ouve, ajuda, informa, compartilha, se faz presente) e realmente faz a sua solução resolver o problema dele, com certeza, você terá mais chances de um bom resultado.

A pergunta que fica é: será que você está fazendo esse novo Marketing em sua empresa? Se a resposta for não, passou a hora de começar.

Fábio Bandeira de Mello- http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-antigo-marketing-morreu/109156/

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