Inteligência Emocional no Trabalho


Resolvi trazer esse tema hoje, por perceber a alta procura das pessoas por artigos como:

  1. Líder X Chefe 
  2. Hora de desligar o cérebro 
  3. Qualidade de Vida no Trabalho 
Esses três que citei, são os mais vistos por aqui e fiz uma busca rápida na internet e descobri vários artigos relacionados.

Isso identifica uma crescente do descontentamento com o trabalho, chefe, empresa ou a profissão exercida.
Diante de tanta insatisfação, será que conseguimos manter o equilíbrio emocional ?

Para entendermos melhor :

Conceito:Inteligência Emocional é a capacidade de um indivíduo administrar as próprias emoções e usá-las em seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes. Quem tem Inteligência Emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida e se acumulem de forma a reproduzir ou criar traumas.

Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
Segundo Goleman, a inteligência emocional se baseia em quatro pilares:

  • Consciência de si mesmo, que corresponde à sua capacidade de reconhecer o que está sentindo; 
  • Gestão de si mesmo, que indica habilidades como autocontrole emocional, capacidade de adaptação e otimismo; 

  • Consciência social, que equivale à sua capacidade de perceber e interpretar o estado emocional de um grupo de pessoas; 

  • Gestão de relacionamentos, que inclui habilidades como trabalho em equipe, administração de conflitos, liderança e influência. 

Nesse ponto do texto você deve estar pensando. -” na teoria é fácil, mas na prática...”
Concordo plenamente, não é fácil manter a calma em um ambiente estressante, e lendo sobre esse assunto para escrever esse artigo, me deparei com a seguinte indicação- “ procure um psicologo”- seria ótimo se todos nós pudéssemos ir a um psicólogo, mas essa não é a realidade da maioria.

Diante disso tudo, o que eu posso fazer é dar algumas dicas:

  • Não demonstre sua raiva ou frustração na frente das pessoas; 

  • Evite discutir com seus colegas de trabalho, se não concorda, respire fundo e não altere o tom de voz; 

  • Se for chamado a atenção, com ou sem motivo, procure absorver só os pontos positivos da bronca, se for muito difícil, tente pensar em uma coisa boa e se desligar da bronca, já usei isso é da muito certo. 

Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional, mais seguro e confortável para resolução de problemas você se sentirá. Com maior autocontrole e empatia, o profissional não precisará mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação.

E lembre-se sempre de tratar a todos com respeito, esse é um sinal aparente de alta inteligência emocional. Isso também demonstra que você não está somente preocupado com o próprio sucesso, mas que também tem prazer em ajudar os outros, com respeito às suas limitações e sabendo como valorizar seus pontos fortes. Lembre-se, você recebe aquilo que dá.



Fontes de pesquisa

http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/inteligencia-emocional-trabalho-importante/

https://www.significados.com.br/inteligencia-emocional/

http://www.sbie.com.br/blog/afinal-o-que-e-inteligencia-emocional/

https://www.linkedin.com/pulse/por-que-voc%C3%AA-deveria-esconder-suas-emo%C3%A7%C3%B5es-trabalho-claudia-gasparini/?trk=eml-email_feed_ecosystem_digest_01-recommended_articles-3-Unknown&midToken=AQHRJMRZoFn8wA&fromEmail=fromEmail&ut=0QinOYWY2Gl8c1

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