Quando comecei a
fazer o curso de administração, achei muito complexo.
Segundo Maximiano
(2007), “… administrar é um trabalho em
que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de
terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas
traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do
ato de administrar e que são as mais necessárias.”
Traduzindo: Para
administrarmos qualquer coisa, inclusive nossa própria casa,
primeiramente precisamos ter uma meta, um objetivo e depois colocá-lo
em prática, seja sozinho ou com o auxilio de outras pessoas.
Dentro desse
pensamento, a administração possui quatro funções básicas:
- Planejar
- Organizar
- Dirigir
- Controlar
Conforme fui
estudando, percebi que poderia me utilizar dessas quatro funções
acima para administrar minha casa e minha vida.
Deu certo! Vou dividir com vocês minha experiência.
Em primeiro lugar, o
inicio de tudo, é ter uma meta.
Usarei como exemplo
a organização da casa. Nesse caso eu quero manter minha casa limpa
e arrumada de modo que eu não perca muito tempo. Pronto, já tenho
minha meta.
Em seguida eu vou
planejar.
Planejar para
a administração significa: determinar com
antecipação quais são os objetivos que deverão ser atingidos e
como alcançá-los.
Sabendo disso,
devemos planejar quando a casa deve estar arrumada, quanto tempo vou
gastar em cada tarefa e quem pode me ajudar ou se eu vou fazer isso
sozinha.
Vocês podem achar
que isso é demorado mas não é, em menos de 10 minutos você pode
fazer esse planejamento, sem contar que com isso você ganha tempo,
pois vai saber por onde começar.
Depois vem a
organização.
Você deve
providenciar tudo o que será usado na arrumação da casa, se
certificar com antecedência se não falta algum produto de limpeza,
saco do aspirador de pó, luvas, odorizador, enfim, esses são só
exemplos, e também se você vai dividir as tarefas com alguém ou se
fará cada tarefa sozinho.
Dirigir em
administração significa, interpretar os
planejamentos para os subordinados e ordenar instruções sobre como
executá-las para alcance dos objetivos pretendidos.
Se você vai dividir
as tarefas, explique como devem ser feitas para que se alcance o
resultado desejado e também para que você não tenha que refazer a
tarefa, gerando mais trabalho e consumindo mais tempo e recursos.
Agora se for fazer
sozinho, tenha em mente sua meta e siga o planejamento para não se
perder no meio da arrumação.
E por fim o
controle, no término da
arrumação, verifique se seu planejamento deu certo, se tudo correu
da maneira como queria, se foi ou não mais fácil e rápido.
De início você pode achar isso complicado, assim como eu achei
quando comecei a estudar a tal administração, mas com o
tempo e um pouco de persistência (teimosia) vira hábito, e tudo
acontece de forma que você nem percebe.
Esse método, serve para qualquer coisa que você queira fazer, desde
arrumar uma casa ou um cômodo, comprar uma casa ou viajar.
Tenha sempre em mente que primeiro você precisa da meta, com ela
resolvida, planeje, organize, dirija e controle, assim seus
objetivos, sonhos, metas, serão mais fáceis de serem alcançados.
Espero ter ajudado!
Dúvidas, sugestões e críticas, deixem nos comentários.
Abraços!
Priscila Benedetti
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