Administrando a Casa!



Quando comecei a fazer o curso de administração, achei muito complexo.

Segundo Maximiano (2007), “… administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias.”

Traduzindo: Para administrarmos qualquer coisa, inclusive nossa própria casa, primeiramente precisamos ter uma meta, um objetivo e depois colocá-lo em prática, seja sozinho ou com o auxilio de outras pessoas.

Dentro desse pensamento, a administração possui quatro funções básicas:

  • Planejar
  • Organizar
  • Dirigir
  • Controlar

Conforme fui estudando, percebi que poderia me utilizar dessas quatro funções acima para administrar minha casa e minha vida. Deu certo! Vou dividir com vocês minha experiência.

Em primeiro lugar, o inicio de tudo, é ter uma meta.
Usarei como exemplo a organização da casa. Nesse caso eu quero manter minha casa limpa e arrumada de modo que eu não perca muito tempo. Pronto, já tenho minha meta.
Em seguida eu vou planejar.

Planejar para a administração significa: determinar com antecipação quais são os objetivos que deverão ser atingidos e como alcançá-los.

Sabendo disso, devemos planejar quando a casa deve estar arrumada, quanto tempo vou gastar em cada tarefa e quem pode me ajudar ou se eu vou fazer isso sozinha.

Vocês podem achar que isso é demorado mas não é, em menos de 10 minutos você pode fazer esse planejamento, sem contar que com isso você ganha tempo, pois vai saber por onde começar.

Depois vem a organização.

Você deve providenciar tudo o que será usado na arrumação da casa, se certificar com antecedência se não falta algum produto de limpeza, saco do aspirador de pó, luvas, odorizador, enfim, esses são só exemplos, e também se você vai dividir as tarefas com alguém ou se fará cada tarefa sozinho.

Dirigir em administração significa, interpretar os planejamentos para os subordinados e ordenar instruções sobre como executá-las para alcance dos objetivos pretendidos.

Se você vai dividir as tarefas, explique como devem ser feitas para que se alcance o resultado desejado e também para que você não tenha que refazer a tarefa, gerando mais trabalho e consumindo mais tempo e recursos.
Agora se for fazer sozinho, tenha em mente sua meta e siga o planejamento para não se perder no meio da arrumação.

E por fim o controle, no término da arrumação, verifique se seu planejamento deu certo, se tudo correu da maneira como queria, se foi ou não mais fácil e rápido.


De início você pode achar isso complicado, assim como eu achei quando comecei a estudar a tal administração, mas com o tempo e um pouco de persistência (teimosia) vira hábito, e tudo acontece de forma que você nem percebe.

Esse método, serve para qualquer coisa que você queira fazer, desde arrumar uma casa ou um cômodo, comprar uma casa ou viajar.

Tenha sempre em mente que primeiro você precisa da meta, com ela resolvida, planeje, organize, dirija e controle, assim seus objetivos, sonhos, metas, serão mais fáceis de serem alcançados.

Espero ter ajudado!

Dúvidas, sugestões e críticas, deixem nos comentários.

Abraços!

Priscila Benedetti






Comentários