Alta dos Preços dos Produtos da Páscoa



Assim como a maioria dos brasileiros, deixei minhas compras de páscoa para a última hora e percebi que todos os produtos mais usados nessa época tiveram alta nos preços.

Fiz uma pesquisa e descobri o quanto os produtos aumentaram, claro que o aumento varia de região ou de estado, mas dá pra gente tirar uma base.

No Rio de Janeiro por exemplo: de acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), produtos típicos da Páscoa subiram mais de 20% em relação ao ano passado.

Dos nove itens pesquisados pela FGV, apenas três ficaram abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses no Rio de Janeiro. Bolo de páscoa (8,50%), azeite (2,50%) e sardinha em conserva (2,48%).

O preço da cebola foi o que mais subiu, 53,26%, e a batata-inglesa acompanhou, 38,19%.
O atum em conserva (17,34%), a couve (13,84%), chocolates (10,51%) e os pescados (14,05%) também estão mais caros do que na páscoa passada. O preço do bacalhau varia entre R$ 58,00 e R$ 79,90 o quilo do mesmo bacalhau.

Em Alagoas a Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), ligada a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão, divulgou, nesta quinta-feira (26), o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) relativo aos produtos de Páscoa.

A listagem contém os preços dos produtos mais procurados neste período e mostra que os consumidores que não abrem mão de bacalhau, chocolates e vinhos durante a ceia precisam ficar alerta. A alta do dólar provocou aumento de preços nos produtos importados e nos que possuem algum insumo vindo do exterior.

A pesquisa analisou os cinco principais supermercados da capital alagoana, considerando os itens mais consumidos e procurados nesta época, como peixes, vinhos, caixa de bombom e ovos de chocolate.

As análises são feitas no mesmo período e comparam os valores dos mesmos produtos registrados em 2014.

PescadosNeste ano, com exceção do preço do camarão, que não teve alteração, os demais tipos de pescados tiveram aumento. A alta cotação do dólar nas últimas semanas impactou no preço dos peixes importados, além da alta tributação, o que é comum também o aumento por conta da maior procura no período.
A maior alta foi no bacalhau tipo saith (33,67%), seguido pelo peixe dourado (19,64%), bacalhau do porto (17,8%) e salmão (10,8%).
Para os pescados que são mais presentes em nosso litoral, o aumento foi moderado. A sardinha fresca subiu 5,47%, o filé de tilápia 2,57% e o sururu 3,16%.

Ceia
Em 2015, as verduras e legumes vão encarecer a ceia. Os grandes períodos de seca diminuíram a produção, com isto, os valores aumentam. É o caso do repolho que teve um aumento de 22,39%, a cebola (26,36%) e a alface (38,14%).

Produtos como leite de coco (16,6%) e ovo de galinha (5,1%) também tiveram aumento. Na contramão, os enlatados tiveram pequenas baixas de preço, produtos como a azeitona (-0,08%) e o palmito (-0,04%) estão mais baratos ao consumidor.

ChocolatesOs chocolates, seja caixa de bombom ou ovos de páscoa, apresentaram altas no período analisado, 13,07% e 16,7%, respectivamente. O aumento tem como motivos a estiagem que afeta as plantações de cacau, o aumento da energia e gasolina que interferem na produção e distribuição do chocolate, além da procura destes itens no período.

De acordo com o economista Agostinho Celso Pascalicchio, uma dica importante para economizar é fugir de produtos de grandes marcas e com personagens famosos. "Isso encarece os produtos, já que você paga mais pela imagem do que pelo produto em si. O mercado tem muitas opções com preços mais atrativos".
O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, reforça que é importante ficar atento aos peso dos produtos. Ovos, bombons, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem.
No caso dos pescados, o consumidor deve pagar apenas pelo peixe, não pelo gelo, sejam eles adquiridos em feiras ou mercados. De acordo com o órgão, o cliente deve acompanhar a pesagem do produto fresco, que deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem.

Isso nos mostra como o aumento dólar influencia nosso dia a dia, como já falei na postagem “O Aumento do Dólar “, mas se fizermos uma boa pesquisa de preços e abrindo mão de marcas famosas poderemos ter um ótimo feriado recheado de gostosuras!

Abraços e um ótimo feriado à todos!


Priscila Benedetti

Fontes de pesquisas:

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