Elaborando o Currículo




Com o mercado de trabalho concorrido, um currículo bem elaborado se torna essencial, ele é seu cartão de visita.

Pensando assim, vamos imaginar.
Quando pegamos um cartão de visita de uma loja ou um vendedor; o primeira coisa que olhamos é o serviço que a pessoa está oferecendo, se esse serviço é útil para nós guardamos o cartão, mas se não conseguimos identificar o que está sendo oferecido, ou se não tem as informações que precisamos, simplesmente jogamos fora, assim também acontece com um currículo mal redigido.
Para que isso não aconteça, vou dar algumas dicas para fazer seu currículo.

1- Seja objetivo- coloque em seu currículo informações relevantes ao cargo pretendido, a pessoa que está lendo seu currículo quer saber de sua experiencia para aquela vaga na empresa. Se a vaga é para recepcionista, o curso de manicure que fez não precisa ser citado, mas se você vez um curso de línguas ou de informática, esses são essenciais colocar no currículo.

2- Números de páginas- Se engana quem pensa que quanto maior o número de páginas, maior as chances. Um currículo muito longo não chama a atenção. Tente colocar tudo em uma única página, quando muito em duas.

3- Dados pessoais- Coloque apenas nome, data de nascimento, estado civil e contatos. Outras informações serão pedidas para você na hora da contratação. Não esqueça de colocar telefones e e-mails para contato que você realmente utiliza, essa é a forma que a empresa irá entrar em contato, se tiver desatualizada você pode perder a vez.

4-Foto- só coloque foto se for importante para o cargo, ou se empresa pedir a foto no currículo. Caso haja a necessidade de colocar a foto fique atento para a qualidade da foto, se ela foi bem tirada, se você está bem, não confunda foto de perfil das redes sociais com foto de currículo.

5- Escolaridade- informe somente o último nível, exemplo formado em Administração pela faculdade tal, ou cursando o 2°ano do curso tal, ou segundo grau completo, caso não esteja na faculdade.

6- Experiência profissional- Coloque apenas o nome da empresa, o cargo que ocupou e o tempo de serviço, outras informações serão obtidas na entrevista.

7-Línguas e informática- Não minta, coloque o que realmente sabe. Na entrevista podem pedir para você falar ou escrever na língua mencionada, ou pedirem para você mostrar no computador seus conhecimentos. Se você não souber ficará feio.

8- Não minta- Não coloque informações erradas ou exageradas em hipótese nenhuma, o entrevistador vai perceber, você pode omitir alguma informação. Por exemplo, se só tem o inglês básico e você não tem segurança em falar ou escrever, então não coloque.

9-Evite erros de português- a pior coisa é você ler um currículo com erros de português, sempre faça uma revisão ou peça para outra pessoa revisar, o que é sempre melhor, muitas vezes não vemos os erros.

10- Primeiro emprego- se esse for seu primeiro emprego, coloque no seu currículo, estágios, cursos, experiência com os trabalhos da faculdade, trabalho voluntário, tudo conta nessa hora.
Sempre tem uma empresa contratando pessoas sem experiência.

11- Último salário- você pode colocar, isso pode te ajudar na hora da seleção, mas fique atento, se a empresa estiver oferecendo um salário menor que o seu último, é melhor não colocar, isso pode te prejudicar na hora da seleção.

12- Currículos e perfis em redes sociais- tome cuidado, muitas empresas pesquisam seus perfis em redes sociais, evite passar por constrangimentos, principalmente com fotos comprometedoras ou frases de xingamento em relação ao seu último emprego. Quanto aos currículos online, seja honesto assim como é com o currículo de papel,


Essas são algumas dicas para você se sair bem na hora de elaborar seu currículo, agora é só seguir esses passos e boa sorte!


Abraços!

Priscila Benedetti



Comentários