Visão de Negócio






Fiz uma viagem recentemente para a vila de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André no Estado de São Paulo, muito bonita e que faz parte da história ferroviária do Brasil desde o Império, pois surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.

Então, quem chegava a São Paulo pelo porto de Santos e subia a serra de trem desembarcava na vila.

Mas o que eu quero falar para vocês não é sobre o passeio, e sim pelo o que me chamou a atenção lá. Quem faz administração, dificilmente consegue deixar os olhos administrativos fechados, e isso acontece muito comigo.

Estando lá na vila, reparei em como aquela população encontrou um jeito de sobreviver, já que a vila é tombada pelo patrimônio histórico nacional e sua única fonte de renda é o turismo e o comércio.

É um lugar ótimo para quem quer fazer trilhas ou conhecer um pouco da história férrea do país, e lá os moradores transformaram suas próprias casas em aconchegantes restaurantes, casas de chá, pequenas pousadas ou até mesmo vendendo doces típicos.

Eles tiveram que se adequar ao meio em que vivem e tiveram visão de negócio.
Visão de negócio nada mais é que você perceber as necessidades do local como: falta de uma padaria, de um mercado, de um restaurante e por aí vai.

Percebendo as necessidades do local e a demanda ( pessoas interessadas no serviço) você investe nisso, e pode começar pequeno com poucos recursos, mas sabendo administrar logo você será grande.

O grande truque para qualquer um que vai abrir um negócio é perceber o que as pessoas mais procuram dentro daquilo que você sabe fazer.

Não adianta saber fazer algo que o mercado já está saturado, ou oferecer um serviço que ninguém quer. Exemplo: abrir um salão de cabeleireiro onde já existem 3. Se você quiser investir em algo que a concorrência é grande procure sempre ter um diferencial, seja no preço, no atendimento ou em promoções para chamar os clientes.

Ter o seu próprio negócio é bom, mas antes temos que analisar muito bem no que vamos investir, para podermos ter o retorno.

Em Paranapiacaba, as pessoas viram uma oportunidade de negócio e foram atrás.



Essa é a Avenida Fox em Paranapiacaba, só de restaurantes e casa de chá e doces, o diferencial aqui é o atendimento, e o espaço, porque todos cobram o mesmo preço, mas cada lugar tem seu charme e seu jeito de chamar o cliente.











Se você quiser saber mais detalhes sobre esse assunto entre no site www.sebrae.com.br, lá há vários artigos sobre esse assunto e cursos para quem quer começar o próprio negócio. Vale a pena conferir.

E quem quiser saber mais sobre Paranapiacaba entra nesse site você encontrar muitas informações e fotos do local: www.paranapiacabaecotur.com


Abraços!

Priscila Benedetti 

Comentários